domingo, 11 de março de 2007

DEZ ANOS PARA SEMPRE...

“Cada vez estou mais convencida de que os primeiros 10anos de vida marcam para sempre o ser humano. (…)
Nos primeiros 10anos de vida vive-se tudo o que se quer guardar mais tarde e tudo o que se quer esquecer para sempre.
E depois leva-se o resto da vida entalado entre o que já não temos e o que nunca vamos querer. E cada dia só é melhor se sentirmos que demos um passo em frente, ou se estamos a regressar a casa. A sensação de não ir, não estar, não avançar, não regressar, angustia e rouba sentido à existência. Temos que avançar, escolher, partir, desistir, sonhar, temos que sentir que perdemos para depois podermos ganhar. E vamos sempre à procura do que já fomos, nas gavetas fechadas, nas fotografias já sem cor, nas vozes esquecidas.
Mas o tempo nunca volta atrás, o tempo é um vira-casacas que demora demasiado tempo a passar quando estamos tristes, e quase nada quando tudo corre como um sonho. O tempo está cá para nos marcar as rugas e encovar os olhos, para nos desbotar as fotografias e apagar as vozes, o tempo muda tudo, sobretudo o que nunca quisemos mudar, menos o que sempre sonhámos diferente e nunca conseguimos.
Aos 10anos, quando tudo é novo e diferente, quando se descobre o mundo pela primeira vez e as feridas nos joelhos se fazem todas as semanas, a vida ainda não começou mas já terminou. E são traçadas as fronteiras do caminho que vamos fazer – com mais ou menos medo, coragem, vontade, desejo e amor.E, quando a viagem se aproxima do fim, nunca escrevemos essa palavra na nossa vida, porque não a aceitamos.”

4 comentários:

peo disse...

Apenas li a primeira frase. Temi ler o resto. Receei que algo com o qual eu discordasse destruísse o maravilhoso estado de concórdia ao qual eu anuí no que concerne aos 10 anos maravilhosos referidos por ti... A culpa foi do ciclo!!hehe... parvoíce.

29/Mai/2007 19:21:00

peo disse...

Esquece, acabei por ler tudo. As aspas devem-se a quem? Quem escreveu tamanha verdade?

29/Mai/2007 19:24:00

Dani disse...

Eu sabia..n era agr ao fim de todo este tempo que, por uma cena de 10 anos, iríamos discordar:) (o que seria interessante, primeira discussão..ihih.. será que seria num tom de diplomacia, exaltada, ou em tom de comédia?!..adiante..)

Sim..a detentora de tais palavras tem nome... Margarida Rebelo Pinto
(pronto, agr sim..podemos discutir o facto de eu ler livros dela...vah vah.. sê brando com as tuas palavras, sim? e ja agora nao me batas muito...) Bjiis

29/Mai/2007 20:04:00

peo disse...

ela nunca diz nada d jeito, mas desta vez esmerou-se.

7/Jun/2007 17:38:00

ao ouvido...

Seguidores

Arquivo do blogue